Foi dispersada há momentos uma
manifestação pacifica na cidade de Bissau, quando um grupo de cidadãos
se aproximava do Palácio do Povo, edifício da Assembleia Nacional, numa
clara demonstração de repúdio pelo levantamento militar, que desde
quinta feira passada 12 de Abril, mergulhou o país em mais uma
vergonhosa situação de instabilidade, de contornos ainda não claramente
definidos.
Esta marcha organizada pela sociedade civil é um grito de “BASTA” que os militares continuam a não querer ouvir.
Cidadãos
civis, jovens, mulheres e homens idóneos da Guiné Bissau, sentem-se
mais uma vez amordaçadas as suas vozes, por homens, cujos actos
demonstram claramente terem a cabeça vazia da quaisquer projectos ou
ideias para o país. Homens cuja única linguagem que entendem e sabem
falar é a das balas, uma língua que hoje se quer descartada das
sociedades.
A
incompetência dos militares revoltosos guineenses, nem lhes permite
dialogar, ouvir os cidadãos, na procura de vias para possível resolução
de uma situação que tão imbecilmente criaram.
Mais
numa vez o povo quis hoje sair às ruas para se fazer ouvir, e aqueles
que, em comunicados lidos na Rádio, dizem preocupar-se com o povo, não
quiseram ouvi-lo.
Vamos continuar a gritar “BASTA” até que as vozes se nos fujam. De certo que seremos ouvidos.
Veja agora as imagens captadas pelas câmaras da RTP.
Bissau viveu manhã violenta na sequência de protestos - Mundo - Notícias - RTP